quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

TDAH

TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade 

Com desatenção e hiperatividade não se brinca 

o que é? 

É um distúrbio neurocomportamental mais comum na infância.
· É a condição crônica de saúde de maior prevalência em crianças em idade escolar.
· Estima-se que 3 a 6 % da população em idade escolar pode ter TDAH.

PRINCIPAIS SINTOMAS DO TDAH NA CRIANÇA E NO ADOLESCENTE 
· Desatenção
· Dificuldade em prestar atenção a detalhes ou errar por descuido em atividades escolares e ou profissionais;
· Dificuldade em manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas;
· Não seguir as instruções e não terminar as tarefas escolares domésticas ou deveres profissionais;
· Dificuldades em organizar tarefas e atividades;
· Evitar, ou relutar em envolver-se em tarefas que exijam esforço mental constante;
· Perder coisas necessárias para as tarefas ou atividades;
· Ser facilmente distraído por estímulo alheios à tarefa;
· Apresentar esquecimento am atividades diárias;

HIPERATIVIDADE 
· Agitar as mãos, os pés ou se mexer na carteira;
· Abandonar a cadeira em sala de aula ou em outras situações nas quais se espera que permaneça sentado;
· Correr ou escalar em demasia em situações nas quais isto é inapropriado;
· Dificuldades em brincar ou envolver-se silenciosamente em atividades de lazer;
· Estar freqüentemente “ a mil” ou mais vezes agir como se estivesse “ a todo vapor”
· Falar em demasia.

IMPULSIVIDADE 
· Freqüentemente das respostas precipitadas antes das perguntas terem sido concluídas;
· Apresentar constante dificuldades em esperar sua vez;
· Freqüentemente interrompe ou se mete em assuntos de outros .

DIAGNÓSTICO DO TDHA 
· Pelo menos 6 dos sintomas de desatenção e ou hiperatividade devem estar presentes.
· É importante considerar a duração dos sintomas e a freqüência e intensidade dos mesmos.
· Considerar o grau de prejuízo dos sintomas.
· A avaliação deve envolver os pais, a criança e a escola(Professores) e o médico.


PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS 
- Baixo desempenho escolar
- Dificuldades de relacionamento
- Baixa auto-estima
- Interferência no desenvolvimento educacional e social
- Predisposição a distúrbios psiquiátricos

TDAH E A DOENÇAS ASSOCIADAS 

TDAH – Transtorno Disruptivos ( Transtorno de Conduta e transtorno opositor desafiante ( entre 30 e 50%)
TDHA e Depressão entre 15 a 20%
TDAH e Transtorno de Ansiedade aproximadamente 25%
TDAH e Abuso e/ou dependência de drogas entre 9 e 40%

DICAS GERAIS PARA LIDAR DOM PORTADORES DE TDAH 
- Para atenuar os sintomas, lance mão de estratégias de trabalho, como agenda eletrônica, celular, relógio, que tocam alarmes ou mesmo agenda de papel e anote tudo o que for relevante de compromissos pessoais.
- Procure resolver os problemas na hora, não jogue para depois. No mínimo deixe anotado em uma lista de atividades em aberto que você poderá consultar, mas atenção restrinja ao máximo tal lista para não fazer tudo que vem na cabeça.

- MAIS DICAS...
- Dê regras breves e claras. Use linguagem adequada para o nível de desenvolvimento da criança ou adolescente.
- Sempre que possível transforme as tarefas em jogos. A motivação para o aprendizado certamente aumentará.
- Estimule a criança/adolescente a tomar notas dos pontos mais importantes década conteúdo e do que está pensando a respeito. Isso o ajudará a organizar-se melhor.
- Escrever a mão é uma tarefa difícil para muitas destas crianças. Considere possibilidades alternativas, como o computador.
- Avalie as tarefas executadas mais pela qualidade e menos pela quantidade. O importante é que os conceitos sejam aprendidos.
- Faça força para não se envolver copm monte de coisas e projetos diferentes ao mesmo tempo. Estabeleça prioridade.
- Procure praticar atividades físicas ao longo do dia ou da semana, elas ajudam a manter o equilíbrio nas demais atividades do dia, especialmente as obrigatórias e ou chatas.
- descubra como você funciona melhor para estudar,e trace um plano de trabalho que melhor se adeque a sua vida.

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