quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

PROJETO CIDADANIA E MEIO AMBIENTE

          Em pesquisa recente, março e abril de 2012 realizada com os alunos da Escola EEB Marechal Bormann, obteve-se a informação que 76 % das famílias dos alunos fazem a separação do lixo (reciclável e não reciclável), e que ainda 24% das famílias, não fazem ou mesmo fazem esporadicamente , dado este demonstra ainda o quanto há de se trabalhar com a consciência da população em relação a preservação do meio ambiente. 
          - Acreditando que o ser humano se constituiu a partir das relações que estabelece com si, com o outro e com o meio, vê-se a possibilidade da escola através do conhecimento, ter a condição de questionar, intervir e até modificar determinadas realidades e situações em relação as práticas que o ser humano estabelece com si e com a natureza,
          - No município de Chapecó, e no próprio espaço escolar, há evidencias claras da necessidade de mudanças de atitudes e criação de consciência quanto aos cuidados básicos com o meio ambiente, na busca da dignidade e uma qualidade de vida .
          - O problema social, econômico e cultural no município, com a falta, custo e qualidade da água, surgimento de epidemias e pragas (baratas, ratos, mosquitos, e outros), a falta e o custo do saneamento básico, o surgimento de doenças, a produção, quantidade e destino correto do lixo, o desmatamento, crescimento desordenado da cidade, poluição de diversas naturezas, entre outros problemas ambientais que afetam a qualidade de vida de todas as espécies. 
          - Diante desta realidade, a escola propõe para o ano de 2012 a continuidade do projeto “Cidadania e Meio Ambiente”, visando o desenvolvimento de capacidades e atitudes que permitam intervir na realidade e transformá-la de forma consciente e responsável.

PRÁTICA SOCIAL INICIAL 
          A comunidade escolar, com o conhecimento e reflexões, interfere positivamente em ações ambientais, incentivando o uso dos recursos naturais e bens produzidos de maneira consciente? 
          Os conteúdos/conceitos trabalhados na escola tem gerado mudanças de comportamentos e atitudes dos alunos em relação as questões ambientais? 
          Na escola, trabalhamos de forma articulada nas áreas do conhecimento na construção de conceitos favoráveis ao desenvolvimento da consciência coletiva na preservação e cuidados com meio ambiente?
          Como está organizado o local onde vivemos, quais as dificuldades (água, saneamento, coleta do lixo, arborização, poluição...)e quais as possibilidades de transformação na busca de uma qualidade de vida favorável à todos?

PRATICA FINAL SOCIAL 
          - Realizar uma mostra pedagógica com as produções realizadas pelos alunos nas diferentes disciplinas; 
          - Incorporar na prática cotidiana os conceitos e aprendizagens construídas ao longo do projeto; 
          - Modificar hábitos e atitudes em relação a concepção de vida no planeta.

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