quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Bullying


Todas as crianças e adolescentes têm o direito de estudar em uma escola onde além de um bom aprendizado, possam conviver em um ambiente sadio, onde exista amizade, solidariedade e respeito às características de cada um. 

Estudos realizados pela ABRAPIA, demonstra que 40% dos alunos estão diretamente envolvidos com situações relacionadas ao Bullying. Diante desta realidade todos os alunos estão de uma forma ou de outra envolvidos com o Bullying . Entre eles estão os que praticam atos de bullying, os que são alvos de bullying ou entre eles estão os que são obrigados a conviver em um ambiente onde há bullying. 

Conceitua-se aqui Bullying "...quando um ou mais alunos estão agredindo repetidas vezes, sem motivo, um outro aluno que está em desvantagem na situação". 

Ddiante deste quadro, a EEB Marechal Bormann intensifica no ano de 2012, o combate ao Bullying, no sentido de prevenção e combate, uma vez que todos os alunos podem ser afetados negativamente. Quem pratica o Bullying poderá levar para a sua vida adulta o comportamento agressivo e anti-social com sua família ou local de trabalho. Outros podem se tornar autores quando percebem que este comportamento agressivo não está trazendo nenhuma conseqüência para quem o pratica, inclusive as testemunhas se sentem angustiadas e com medo. 

O trabalho de prevenção e esclarecimento na escola contribui significativamente e positivamente para a construção da consciência de uma cultura de não violência na sociedade, família e escola, onde todos possam viver de forma mais feliz e segura. 

O Serviço de Orientação Educacional desenvolveu ao longo do ano Oficinas Pedagógicas de forma sistemática com todas as turmas para esclarecer sobre o tema, identificar práticas de bullying e combatê-las. O Trabalho será intensificado com todos os Funcionários da Escola e Famílias, no sentido o garantir o Direito de Todos quanto ao bem estar no ambiente onde se vive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário