quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

SALAS AMBIENTE



           O ano de 2005, foi marcado por uma grande inovação na forma de funcionamento da Escola Marechal Bormann, a "implantação das Salas Ambientes" . Inovação esta que trouxe nos espaços escolares mais liberdade para os estudantes e, em contrapartida, maior responsabilidade. O projeto nasceu do desejo de alguns educadores em fazer uma escola diferenciada, atrativa, significativa, organizada. 

           O desafio maior para a escola foi quebrar alguns paradigmas na forma organizacional e operacional do atual sistema educacional, uma vez que ela foi pioneira nesta proposta de trabalho. 

           As Salas Ambientes têm como objetivo a satisfação e a motivação para o ensinar e o aprender, ampliando assim as oportunidades de ensino aprendizagens de forma significativa, visando uma educação de qualidade para todos. 

           A proposta de trabalho contempla 11 salas de aula, nos três turnos, abrange alunos do Ensino Fundamental de (5°ano à 8ª série) e Ensino Médio. Com esta forma de organização interna, estabelece-se uma nova dinâmica na relação espaço e prática pedagógica, facilitando assim o processo ensino-aprendizagem. Esta sistemática permite que cada disciplina ou blocos de disciplinas afins, organizem-se em uma única sala de aula, concentrando ali os recursos pedagógicos específicos, criando um espaço de identidade, agradável, organizado, acolhedor, que atenda as especificidades da disciplina, do educando e do educador. 

           Outro diferencial significativo da proposta é que o aluno precisa manter-se atento e organizado ao horário escolar, pois dado o sinal, quem troca de sala de aula é o aluno; ao professor permitiu-se maior organização, racionalidade e uso dos recursos pedagógicos, pois tendo seu espaço próprio e limitado, organiza-se fazendo as modificações e inovações conforme as exigências da disciplina. A escola melhorou a disciplina, organização e conservação do patrimônio público escolar. 

           No ano de 2012, a proposta está sendo concluída com a aquisição de novos recursos pedagógicos. Desta forma, hoje, cada sala de aula tem um terminal de computador com internet, TV, DVD ou vídeo, aparelho de som, DataShowe outros materiais didáticos específicos da disciplina. 

           A avaliação feita pelos envolvidos é muito boa, porém sente-se a falta de incentivo pela Secretaria de Estado da Educação Ciências e Tecnologias em dar maior suporte técnico e financeiro para que a proposta se consolide com sucesso. No entanto, a difusão da experiência, gerou curiosidade e interesse na comunidade em especial nos educadores e escolas do município e região, fato este que nos motiva a lutar por melhorias na proposta.






Cléria Inês da Silva – Supervisora Escolar

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