A EEB Marecahal Bormann, há mais de duas décadas trabalha com alunos surdos incluídos no Ensino Regular, é reconhecida no município e região como escola pioneira na Educação de Surdos. Em sua trajetória educacional passou por diversas experiências e atualmente vem oferecendo atendimento educacional para os alunos surdos da seguinte forma:
- Alunos do Ensino Fundamental – Séries iniciais, constitui-se de turma multisseriada, exclusiva com professor bilíngue. Neste espaço o aluno aprende LIBRAS e os conteúdos específicos, também desenvolve-se as habilidades relativas ao nível de escolaridade .
-No Ensino Fundamental e Médio os alunos são agrupados por série e são acompanhados por um Intérprete, com o objetivo de fazer a comunicação Português/LIBRAS.
Também a escola oferece o SAEDE – Serviço especializado, em horário alternado, para o aluno incorporar os conceitos básicos e aprofundar a aprendizagem da LIBRAS.
Tendo em vista a necessidade de romper a barreira na comunicação entre alunos ouvintes e não ouvintes dentro da escola e em outros espaços sociais, foi implantado o Projeto “Aprender para melhor Comunicar”, visando a difusão da LIBRAS para todos educandos da escola.
O Ensino de LIBRAS não constitui-se de uma disciplina obrigatória da matriz curricular, mas de um tema de transversalidade que vem ao encontro da Educação para a Diversidade, presente neste espaço escolar.
Para oferecer o ensino de LIBRAS na escola, conhecimentos básicos para o princípio da comunicação, é incorporado uma aula semanalmente na carga horária semanal em detrimento de outra disciplina qualquer. Para que não haja prejuízo no desenvolvimento dos conteúdos e atividades das disciplinas, é feita a substituição da disciplina mensalmente, através de horário específico.
Nas aulas são trabalhados os conceitos básicos para a comunicação visual e gestual, as atividades são desenvolvidas de forma prática com uso intensivo de imagens. O rendimento escolar é avaliado pela incorporação das configurações, expressões e parâmetros da comunicação.
Professora Carla - Atendimento no SAEDE
Nenhum comentário:
Postar um comentário