De acordo com o Referencial Curricular Nacional, é importante que a percepção musical se dê o mais cedo possível sendo estimulada pela audição e pela interação com diversos tipos de canções e instrumentos. No cardápio de gêneros, estilos, épocas e culturas, o fundamental é que o repertório tenha qualidade - em outras palavras, que possua riqueza de composição e de arranjos.
Mesmo não sendo especialista no assunto, o professor pode trabalhar a questão musical com seus alunos, estimulando-os a prestar atenção ao som, observando as características rítmicas, os silêncios, os instrumentos e o uso da voz. O trabalho pode começar com uma sondagem sobre suas músicas preferidas. Em um segundo momento, pode-se levar as crianças a produzirem seus próprios instrumentos e eles mesmos produzirem seus sons.
Foi assim que a professora Linete trabalhou com seus alunos do 5° ano. A culminância dos trabalhos sobre som na disciplina de Ciências, nas turmas 51 e 52 das séries iniciais se deu com a confecção de instrumentos que produzem som, com materiais recicláveis, apresentando-os. Na oportunidade brincaram e interagiram com os mesmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário