quinta-feira, 29 de novembro de 2012

PIBID NO MARECHAL BORMANN

O que é PIBID?  Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. 

Este projeto tem como finalidade a inserção dos licenciandos, proporcionando a estes experiências pedagógicas que incluam os acadêmicos no âmbito escolar.

O projeto articula os conhecimentos científicos e didáticos, o ensino e a pesquisa, a teoria de formação e a prática de formação e de atuação dos docentes, além de permitir aos acadêmicos de Letras agirem sobre a própria formação, de maneira autônoma, mas orientada, e agirem socialmente, através da vivência e da intervenção no ambiente escolar, que são ações básicas para a formação do futuro professor.

O PIBID proporciona a nós licenciandos o contato com a vida escolar, professores, alunos, o que nos torna mais preparados para a docência, aflorando o gosto por esta profissão. Pois a cada contato com os alunos nos tornamos ainda mais preparados e confiantes para o trabalho dos conteúdos propostos.
Além da nossa inserção na escola, o subprojeto tem o intuito de melhorar a educação básica, que está tão problemática, pois as bolsistas auxiliam os professores da escola em sua atuação, buscando novas formas de ensino, aulas diversificadas e dinâmicas, que melhorem o ensino e a aprendizagem dos alunos, principalmente pelo fato de a escola ser pólo no trabalho com surdos e precisar de uma atenção diferencia, com o uso de mais imagens que favoreçam o entendimento e a comunicação entre alunos e professores.
A instituição de educação básica parceira neste subprojeto é a EEB MARECHAL BORMANN, cuja docente Juliana Fontana, da área de Letras, desempenha a função de supervisora das atividades dos bolsistas na escola. Os coordenadores são a professora doutora Morgana Fabiola Cambrussi e o professor doutor Eric Duarte Ferreira, ambos da área de letras da UFFS. Os coordenadores e asupervisora auxiliam as bolsistas nas atividades de estudo, pesquisa e elaboração de novas oficinas, artigos, dentre outros, que são realizadas na Universidade Federal da Fronteira Sul. O grupo de bolsistas é formado por seis integrantes: Jéssica de Oliveira, Juliete Ilha Partichelli, Lidiane Putton, Lizandra Tavares, Michele Schneiders, Sandriléia Canei. Este subprojeto é financiado pelo EDITAL Nº001/2011/CAPES.

Do belo trabalho das bolsistas surgiram algumas publicações:





Confira o original em PIBID-Letras

Somos do subprojeto PIBID de Letras, da Universidade Federal da Fronteira Sul (campus Chapecó-SC), que é formado pelas bolsistas Juliete, Karine, Lidiane, Lizandra, Michele e Sandriléia, pela supervisora Juliana, da escola como criar blog parceira EEB Marechal Bormann, e pelos coordenadores Morgana e Eric, da UFFS. Este projeto tem como objetivo a inserção dos acadêmicos de licenciatura no âmbito escolar, aflorando nestes o gosto pela profissão
PIBID - Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Este projeto tem como finalidade a inserção dos licenciandos, proporcionando a estes experiências pedagógicas que incluam os acadêmicos no âmbito escolar. O projeto articula os conhecimentos científicos e didáticos, o ensino e a pesquisa, a teoria de formação e a prática de formação e de atuação dos docentes, além de permitir aos acadêmicos de Letras agirem sobre a própria formação, de maneira autônoma, mas orientada, e agirem socialmente, através da vivência e da intervenção no ambiente escolar, que são ações básicas para a formação do futuro professor. O PIBID proporciona a nós licenciandos o contato com a vida escolar, professores, alunos, o que nos torna mais preparados para a docência, aflorando o gosto por esta profissão. Pois a cada contato com os alunos nos tornamos ainda mais preparados e confiantes para o trabalho dos conteúdos propostos. Além da nossa inserção na escola, o subprojeto tem o intuito de melhorar a educação básica, que está tão problemática, pois as bolsistas auxiliam os professores como criar blog da escola em sua atuação, buscando novas formas de ensino, aulas diversificadas e dinâmicas, que melhorem o ensino e a aprendizagem dos alunos, principalmente pelo fato de a escola ser pólo no trabalho com surdos e precisar de uma atenção diferencia, com o uso de mais imagens que favoreçam o entendimento e a comunicação entre alunos e professores. A instituição de educação básica parceira neste subprojeto é a EEB MARECHAL BORMANN, cuja docente Juliana Fontana, da área de Letras, desempenha a função de supervisora das atividades dos bolsistas na escola. Os coordenadores são a professora doutora Morgana Fabiola Cambrussi e o professor doutor Eric Duarte Ferreira, ambos da área de letras da UFFS. Os coordenadores e asupervisora auxiliam as bolsistas nas atividades de estudo, pesquisa e elaboração de novas oficinas, artigos, dentre outros, que são realizadas na Universidade Federal da Fronteira Sul. O grupo de bolsistas é formado por seis integrantes: Jéssica de Oliveira, Juliete Ilha Partichelli, Lidiane Putton, Lizandra Tavares, Michele Schneiders, Sandriléia Canei. Este subprojeto é financiado pelo EDITAL Nº001/2011/CAPES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário