quarta-feira, 28 de novembro de 2012

DIAGNÓSTICO DA REALIDADE ESCOLAR

O diagnóstico da realidade da EEB Marechal Bormann foi atualizado, através de pesquisa com a participação direta de 996 alunos das 37 turmas, no mês de Março de 2012, sob a Coordenação do Setor Pedagógico e com a colaboração dos Professores Regentes de todas as turmas. O resultado geral apresentado é:

EM RELAÇÃO AOS EDUCANDOS:

a) Matrículas 2012: A Escola oferece a Educação Básica nos seguintes níveis com os seguintes percentuais de matrículas:
Ensino Fundamental: Séries Iniciais: 20%. Séries Finais: 43%;
Ensino Médio: 36% e Educação Especial: 1,0%.

b) Índices de Aprovação e Reprovação no ano de 2011foram:
- Ensino Fundamental – Séries Iniciais: 98,98 % Aprovados e 1,12% Reprovados;
- Ensino Fundamental – Séries Finais : 88,80 Aprovados e 11,20 % Reprovados
- Ensino Médio Diurno – 85,48% Aprovados e 14,12 % Reprovados
- Ensino Médio Noturno – 73,41 Aprovados e 26,60 Reprovados

c) Índices do IDEB/ENEM
Ensino Fundamental Série Iniciais
2005 - 5,0;           2007 - 5,4;           2009 - 6,3 e          2011 - 6,6 pontos
Ensino Fundamental Séries Finais
2005 - 3,9;           2007 - 4,6;           2009 - 4,8 e          2011 - 5,3 pontos
Ensino Médio

d) Frequência a Cursos de Formação extra-classe:
Constatou-se que 46% dos alunos fazem algum curso de formação destacando-se as áreas de informática, línguas, artes, esportes, comércio e indústria.

e) Incluídos no mercado de trabalho
Constatou-se que 25% do total de alunos matriculados na escola, já estão exercendo atividades remunerada. No turno noturno chega a 74% dos alunos trabalhando. Do total de alunos que estão no mercado de trabalho, 38% estão na informalidade, 27% são do programa jovem aprendiz,18% exercem função de estágio e 17% trabalham na formalidade (carteira de trabalho)

f) Quanto ao local onde residem constatou-se que: 
11,7% residem no centro da cidade, próximo da escola e 88,3% são oriundos de 36 Bairros, localidades e loteamentos do município.
Os bairros com maior índice de alunos que freqüentam esta escola são Universitário, EFAPI, Esplanada, Santo Antônio, Seminário, Santa Maria e Vila Real.

g) Quanto a forma como vem para a escola: 
54% dos alunos utilizam-se do transporte coletivo, 23% vem de veículo próprio com familiares, vizinhos ou amigos, 22% dos alunos vem a pé e apenas 1% de bicicleta.

h) Quanto ao acesso às tecnologias, constatou-se que:
88% dos alunos possuem computador e que 74,o% disponibilizam de internet em suas residências..

EM RELAÇÃO ÀS FAMÍLIAS DOS EDUCANDOS:

a) Com quem os alunos moram:
Dados mostram que 63% moram com os Pais, 18% só com a mãe, 10% com a mãe e o padrasto, 3,0% só com os avós e tios, 2,0% com o pai e madrasta e o mesmo percentual com outras pessoas e 1% dos alunos moram só como pai.

b) Quanto as condições sócio-econômicas as famílias possuem: 
78% casa própria, 74% possuem internet em suas residências, 88% das famílias dispõe de computador e 76% das famílias fazem a separação do lixo em suas residências.

c) Quanto ao nível de escolarização dos pais ou responsáveis constatou-se que:
As mães apresentam maior escolarização que os pais, representados pelos seguintes percentuais
- Analfabetos:                          Mães 1,1%           Pais 1,5%
- Ensino Fundamental Inc.        Mães 17,8%         Pais 25%
- Ensino Fundamental Comp    Mães 20,4%         Pais 20%
- Ensino Médio Inc.                 Mães 26,8%         Pais 18,7%
- Ensino Médio Compl.            Mães 11,4%         Pais 17,4%
- Superior Inc.                         Mães 6,9 %          Pais 6,8 %
- Superior Completo                Mães 8,4%           Pais 5,5%
- Pós-Graduação                     Mães 7,0 %          Pais 4,0%
- Mestrado                              Mãe 1,2 %            Pais 1,1 %

EM RELAÇÃO AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO:

O quadro de funcionários do Magistério da Escola é composto por 69 profissionais, assim distribuídos:
• Um Diretor Geral e dois Assessores de Direção
• Uma Assistente de Educação
• Uma Assistente Técnico-Pedagógico
• Dois Especialistas em Assuntos Educacionais (Supervisor e Orientador
• Professores Efetivos
• Professores ACTS
• Professores com Complementação de carga horária
• Um Técnico em Informática

O quadro geral da escola compõem-se de:
54% Professores efetivos
6% Professores efetivos em outras UEs que complementam na escola
40% Professores Acts

SITUAÇÃO PROFISSIONAL: (ESTES DADOS REFEREM-SE AO ANO DE 2010)

a) Quanto a Habilitação para o Magistério:
11% cursando o Ensino Superior
100% dos professores Efetivos com Ensino Superior completo
100% dos professores Efetivos com nível de pós-graduação

b) Quanto ao tempo de serviço no Magistério
42,5% possuem de 01 a 10anos,
22,5% de 11 a 20 anos;
27,5% de 21 a 30 anos;
7,5% com mais de 30 anos.

c) Quanto ao nível de atuação:
31 atuam no Ensino Fundamental
19 no Ensino Médio
06 no Ensino Especial

d) Quanto à carga horária na escola:
10h – 10%
20h – 26%
30h – 7%
40h – 56%
60h – 2%

e) Trabalham em outra unidade escolar:
40% dos professores atuam em outra unidade escolar ( rede municipal ou particular).

f) Ambiente escolar
88% dos servidores afirmam estar satisfeitos no ambiente escolar; 12% consideram o ambiente escolar regular.

g) Satisfação com a profissão:
72% consideram-se satisfeitos com a profissão escolhida, enquanto 25% consideram regular e 3% mostram-se insatisfeitos com a profissão.

SITUAÇÃO SÓCIO-ECONÔMICA:

h) Quanto ao estado civil:
53% são casados;
28% são solteiros;
15% viúvo/separado/outros;

i) Quanto à casa própria:
79% dos professores possuem casa própria;
21% pagam aluguel ou residem com familiares.

j) Quanto ao número de filhos:
30% não possuem filhos;
Dos 70% que possuem filhos, 36% tem apenas 01 filho, 50% tem 02 filhos e 14% tem 03 filhos ou mais.

k) Quanto às despesas da casa:
68% dos servid ores consideram-se o principal responsável pelas despesas da casa;
Enquanto que 32% compartilham as despesas com outras pessoas.

l) Dedicação ao magistério:
86% dos servidores dedicam-se exclusivamente ao magistério, enquanto que 14% possuem outras atividades.

m) Quanto aos bens:
84% possui automóvel;
93% possui computador;
86% possui Internet na residência;
35% possui assinatura de revista ou jornal;

n) Quanto ao uso de medicamentos:
12% fazem uso de algum tipo de medicação controlada;

o) Participação em cursos:
32% dos servidores participaram de algum curso de capacitação/2009.


EM RELAÇÃO ÀS CONDIÇÕES FÍSICAS E PEDAGÓGICAS:

As instalações físicas da Escola são em alvenaria, bastante antigas, embora em razoável estado de conservação. Conta com 12 salas de aula, uma secretaria, uma sala para Laboratório de Informática, área coberta, uma sala para professores, cozinha, almoxarifado, dependências para salas de Ed. Especial, anexo com mais três salas adaptadas, ginásio de esporte coberto, quadra de esportes sem cobertura, sala de Especialistas e Apoio pedagógico e duas baterias de banheiros. Não há dependências próprias e adequadas para o funcionamento da Biblioteca, também há necessidade de construção de um auditório e refeitório.
Quanto aos recursos pedagógicos, dispõem de cinco computadores para a parte pedagógica, quatro para a parte administrativa e dez para as salas de aula, vinte e seis no laboratório de informática e dois no SAEDE, Sala Multifuncional no SAEDE, dois
retroprojetores, lâmina para projeção, filmadora, máquina fotográfica, TVs e vídeos, aparelhos de Som e DVDs, projetor multimídia, antena parabólica, mapas, atlas, planetário, esqueleto e dorso humano em acrílico, vários jogos didáticos, material dourado e de fração, letreiros, livros, dicionários, mobiliário completo para todas as salas, material esportivo de boa qualidade, mesas para tênis de mesa, aparelho completo de som e outros menores para uso em sala de aula, mesas de refeitório, utensílios para cozinhar e servir a merenda, acervo bibliográfico e de videoteca, secretaria, cozinha, biblioteca e demais dependências. A merenda escolar é terceirizada, sendo disponibilizado uma cozinha e uma despensa com os os utensílios necessários ao preparo da mesma.

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